quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Seminário Maranhense de Agroecologia

                                                                                                                                                                                    SEMINÁRIO MARANHENSE DE AGROECOLOGIA
A agricultura brasileira é vista como modelo para o mundo, competitiva, produtiva, tecnificada.  A aplicação de tecnologias, cada vez mais sofisticadas, colocou o Brasil como um dos principais produtores mundiais em vários segmentos agropecuários, considerando-o como celeiro mundial, sobretudo, em virtude da demanda de alimentos no mundo. No entanto, podemos sim questionar esse modelo de produção. Podemos fazer perguntas simples como: quem ganha com o titulo de celeiro mundial? Que melhoria social vêm de fato acontecendo? Sobretudo podemos questionar: qual a qualidade e procedência real destes alimentos? É de fato, no mínimo sensato levantar questionamentos sobre a utilização desenfreada de agrotóxicos, sobre a contaminação por adubos químicos utilizados inadequadamente, sobre os transgênicos, afinal o consumidor e o produtor podem e devem ter a possibilidade de escolher o que plantar o que consumir. Consideramos ser necessário o questionamento deste pacote tecnológico imposto ao produtor agrícola.
As formas de produção precisam ser discutidas por quem é de interesse, desde o produtor ao consumidor final, afinal trata-se do que consumimos de forma direta ou indireta. Com o objetivo de permitir essa discussão, o NEAPO - Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica está organizando o Seminário Maranhense de Agroecologia. Com o tema Educação e Ciência em Agroecologia para o Desenvolvimento Sustentável, pretendemos despertar junto à comunidade acadêmica, profissionais, produtores e sociedade a importância de uma alimentação saudável e de um retorno econômico social adequado para o produtor rural. Além disto, pretendemos reunir e proporcionar a integração entre entidades sociais, universidades, institutos e faculdades com o intuito de promover a Agroecologia. Esperamos ser uma oportunidade ímpar para conhecer os resultados de pesquisas e trocar experiências entre os diferentes segmentos que estarão presentes no evento. Acreditamos ser o primeiro Seminário de Agroecologia promovido por uma Instituição de ensino, porem outros eventos já foram realizados no Maranhão com esta temática e proporcionaram grandes conquistas para a população rural, esperamos agora uma maior aproximação e articulação com essas organizações sociais, afim de tonar a agroecologia forte no estado do Maranhão.
Nossa programação foi elaborada com o intuito de apresentar mesas-redondas, palestras e oficinas. Além disso, haverá a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de pôster e relatos de experiências agroecológicas. O evento está sendo promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/ Campus Caxias e sua realização é uma parceria entre Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão - FAPEMA, além de seguimentos representativos da sociedade.
É com muito entusiasmo que aguardamos você no Seminário Maranhense de Agroecologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário